sexta-feira, 4 de maio de 2012

Medida de Poupança

Sempre comprei frascos de grão e feijão já cozidos... Era mais prático e estavam sempre prontos a utilizar.

Quando se começou a falar nas mudanças da taxa do IVA é que reparei que os pacotes de feijão / grão seco têm IVA de 6%, enquanto que os enlatados / frascos que são praticamente "pronto a comer" era de 13%.

Não sei como está agora, porque tudo o que tenho na despensa foi comprado antes da mudança do IVA... é uma espécie de comida de emergência.

No outro dia fiz uma salada de grão com atum e ovo cozido e, como já não tinha grão em lata, usei grão seco. Deixei o grão de molho de véspera e no próprio dia foi só cozer com água e sal... 10 minutos na panela de pressão e já está!

Devo dizer que o saco rendeu... deu para o almoço, fiz sopa e ainda congelei duas caixas. E o melhor de tudo, sabe melhor do que o enlatado. E, apesar de não ter feito as contas ao que gastei com o gás, fica mais económico do que as latas / frascos.


1 comentário:

  1. Eu cresci no campo. Sempre vi cozer feijão e grão em panelas de barro ao lume. Depois fomos morar para a vila e começou a fazer-se na panela de pressão até porque só de Inverno havia lume. Os enlatados era só em situações de desenrasca. Quando casei passei a usar só enlatados mas de à uns anos para cá voltei aos secos e não tem nada a ver nem em preço nem em sabor e nem em qualidade (se bem que cozidos na panela de barro ao lume é ainda melhor, mas isso agora não posso).
    Agora cozo duas embalagens de cada vez (e não são 3 porque a panela de pressão não dá), com uma ou duas folhinhas de louro e guardo congelado em caixinhas plásticas, que até são de quando ia muitas vezes ao restaurante buscar comida feita (já lá vão uns anitos, mas eu guardei-as e agora são perfeitas para congelar).
    O feijão frade de frasco então é horrível, nas raríssimas vezes que uso escorro junto água e sal e deixou levantar fervura.

    ResponderEliminar

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...